Crianças aprendem colocando as mãos na massa e na terra!

Todo semestre, os alunos da Casinha Pequenina têm a oportunidade de cuidar de um canteiro da horta da escola. Neste semestre, enquanto o Intuitivo, do período da manhã, trabalha com a cenoura, a turminha da tarde ficou responsável pelo tomate. Desta forma, além de criarem um vínculo com a natureza, as crianças também conhecem e saboreiam os saudáveis alimentos provenientes dela.

Para começar, é preciso revisar as regras de comportamento dentro da horta. Afinal, um espaço como este merece cuidados especiais e muito respeito. Depois, é importante que as crianças saibam como é o processo de desenvolvimento dos alimentos.

Lições aprendidas e é hora de colocá-las em prática. Todos com a mão na massa, ou melhor, na terra!

As crianças, cuidadosamente, fazem os buracos na terra, espalham as sementinhas, cobrem da maneira correta e regam periodicamente. A torcida para que tudo corra bem com as cenouras e tomates é enorme. Afinal, todo mundo quer experimentá-los depois!

Enquanto uma turma planta, a outra faz a colheita. As atividades variam semanalmente, em sistema de rodízio, desta forma todos têm a chance de participar e acompanhar todas as etapas.

A turma da manhã, depois de plantar, já colocou a mão na massa, literalmente. Nesse semestre eles plantaram cenoura. Após a colheita das cenouras plantadas por outra turma, no semestre passado, os alunos testaram as receitas enviadas pelas famílias. Uma das que fez maior sucesso foi a do pãozinho de cenoura. Cada aluno ajudou um pouquinho na hora do preparo e assim, todos acabaram levando o saboroso pãozinho para casa!

Clique aqui e veja as fotos!

Receita de Pão de Cenoura:

INGREDIENTES:

02 cenouras
03 colheres de margarina
04 xícaras de farinha de trigo
30g de fermento para pão
01 colher de chá de sal
02 colheres de açúcar
02 ovos
½ xícara de leite

MODO DE FAZER:

• Bater a cenoura com o leite no liquidificador. Reserve.
• Coloque em um recipiente o fermento e o açúcar e mexa até ficar líquido.
• Misture todos os ingredientes e sove a massa. Deixe descansar por 20 min., e depois faça bolinhas e coloque em fôrma. Deixe dobrar de volume e asse em forno quente.

Agora é só preparar o requeijão ou a geléia, e está na mesa!

Anúncios