Adaptação é o foco principal do início das aulas na Casinha Pequenina

f-1201Depois do cuidado com a preparação do espaço físico, reformas e criação de novos ambientes como a Oficina de Artes, que está mais colorida e com uma nova cara, e da capacitação realizada com o corpo docente, chegou a hora de recepcionar as crianças na volta às aulas e fazer com que a adaptação ocorra tranquilamente.

O período de adaptação não é um privilégio apenas para os alunos novos. Depois das férias, todas as crianças passam por um momento de se readaptar às regras, à rotina, enfim, ao ambiente da escola estando rodeado por seus amigos e professores. Todo ano é um recomeço. É como diz um provérbio chinês: “uma longa viagem começa pelos primeiros passos”.

Nas primeiras semanas de aula as atividades ao ar livre, o contato com os animais, e a exploração dos elementos da natureza são priorizados. O lanche normalmente acontece debaixo de uma árvore. E o clima proporciona a união do grupo. Durante este período o professor observa cuidadosamente seus alunos, procurando conhecer as individualidades de cada um.  

Na primeira reunião de pais todos são informadof-191s sobre cada detalhe da rotina escolar e o processo de adaptação. “Esse momento também é importante para esclarecimento de dúvidas e exteriorização de expectativas e ansiedades. Afinal, nesse período de adaptação, os pais também se sentem submetidos a pressões: receiam cometer erros, se cobram por atitudes, as quais ainda não estão seguros para adotar e, por vezes, também se sentem avaliados pelo comportamento dos filhos”, explica a coordenadora Rosi Ussifati. (Clique para ler as dicas que a Rosi preparou cuidadosamente para facilitar os primeiros passos para a adaptação de pais e filhos.)

“Costumo dizer que ninguém confia plenamente naquilo que não conhece, mas optar por uma escola que declara valores com os quais a família se identifica é um ótimo começo. A adaptação trata-se de um processo gradativo e, portanto, não se resume à separação dos pais, representa um período de assimilação de novas normas de convívio, regras, rotina e contato com outras pessoas. A construção do vínculo e da confiança se dá passo a passo”, conclui a coordenadora.

Leia o depoimento de duas mães que acabaram de passar por este período:

f-392Andréa – mãe do Enrico (Simbólico II) e do Stefano (Sensório Motor)
“Quando coloquei meu primeiro filho na Casinha nós dois nos adaptamos super bem e muito rápido. Agora está sendo um pouco diferente com o segundo. Ele é mais grudado a mim e por isso tive que passar os primeiros três dias com ele na escola, em tempo integral. No quarto dia já pude ficar observando de longe e de plantão caso fosse necessário. O Stefano está se sentindo importante de ir para a escola junto com o irmão. Eu acho que o trabalho pedagógico e psicológico que está sendo realizado na Casinha com as crianças é muito bem feito, sinto que os profissionais estão preparados e também percebo que sempre tem uma melhora.
Fiquei preocupada com o fato de ter 16 crianças na mesma classe, mas acompanhando a rotina diária percebi que todos recebem a atenção de que precisam. Estou muito satisfeita”.

Mônica – mãe do Daniel (Sensório Motor)f-355
“O Daniel está com 2 anos e a Casinha é sua primeira escola. Achei que a adaptação foi bastante tranquila. Nos dois primeiros dias fiquei com ele por duas horas na escola, conforme orientação da professora. Mas na hora de ir embora ele não queria. Quando abri a aporta do carro ele voltou correndo para o portão da escola. Já no terceiro dia ficou bem e durante todo o período, ele estava super à vontade na escola. Eu fico um pouco apreensiva porque agora parece que a ficha caiu e ele percebeu que ficar na escola significa estar longe de mim. Tem chorado um pouquinho na nossa despedida, mas logo passa e ele brinca feliz, participando de todas as atividades. Acho que ele não tem dado muito trabalho, tudo isso faz parte do processo de adaptação. Ele fala pouco, mas já me contou que na escola tem muitos ‘nenéns’. Quando vou buscá-lo percebo que ele está contente e isso me deixa muito satisfeita e confiante”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s