Brinquedo no tempo dos avós

16-02-09 418Durante o primeiro semestre os alunos do Intuitivo desenvolveram o Projeto de Natureza e Sociedade: “Brinquedo no tempo dos avós”. Esse projeto teve como objetivo apontar para as crianças, as mudanças sociais, tecnológicas e culturais que aconteceram através do tempo; a cultura da infância e a importância do brinquedo em épocas diferentes.

cartaAvo2

Leia a carta da avó no link da galeria de fotos.

A turma descobriu e trabalhou com variadas fontes de pesquisa: jornais, internet, livros, passeios e preciosas cartas que foram trocadas com seus avós. Depois de escreverem para os avós perguntando sobre os brinquedos e brincadeiras de antigamente, os alunos receberam as respostas que foram compartilhadas com os amigos.

O retorno das cartas dos avós despertou a imaginação de como viviam as crianças em tempos antigos, brincavam e se divertiam muito sem precisar de tantos brinquedos e invenções tecnológicas. Estas cartas acabaram se transformando na principal fonte de informação sobre as transformações do tempo; a tecnologia e a cultura na infância. As cartas trouxeram as informações necessárias, num contexto de extrema afetividade, tornando a aprendizagem muito mais significativa.

16-4-2009 030Além dos brinquedos antigos, as crianças também tiveram contato com um meio de transporte que já não é mais utilizado. Foram até Campinas para conhecer e passear em uma verdadeira Maria fumaça. Além do passeio, também visitaram uma antiga fazenda de café e escutaram várias histórias sobre o modo como viviam e trabalhavam as pessoas na fazenda. Tiveram contato com uma parte da história muito importante e determinante para o crescimento de São Paulo.
 
Todas as etapas foram registradas em um diário de bordo: as cartas, a visita à estação de trem e fazenda do café, fotos de São Paulo antigamente e objetos que não utilizamos mais. Esse diário agora será uma recordação e registro da infância desta turminha, que futuramente também vai contar como era o tempo em que elas eram crianças…

Clique e veja algumas fotos.

Anúncios

Uma resposta para “Brinquedo no tempo dos avós

  1. PARABÉNS!

    Sou de uma cidade do interior da Bahia e fiquei encantada ao passear pela internet na busca de brincadeiras do tempo da vovó e acabei encontrando o site de vcs.

    São projetos como esse que fazem a educação trilhar por um caminho saudável na busca de apresentar um mundo melhor….parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s