Para gostar de ler desde pequeno

Juntamente com o mês de março, começou o projeto Biblioteca Volante, prática existente na Casinha Pequenina para alunos a partir do Simbólico I.

Cada criança é convidada a trazer, semanalmente, de sua casa um de seus livros preferidos e disponibilizá-los para que todos os amigos possam “conhecê-los”. O sistema de rodízio permite que cada um dos livros trazidos para a escola siga para a casa de todos os alunos.

Dessa forma, como diz Débora Vaz, “os livros vêm com o desejo das crianças” e o trabalho de indicação torna-se mais significativo.

O grande objetivo é incentivar o gosto pela leitura. Outro benefício desta atividade é a aprendizagem de uma postura de respeito e responsabilidade não só com os livros como também com os colegas. Afinal temos que cuidar das nossas coisas e, principalmente, das coisas que nos são emprestadas.

Um momento muito importante é a roda de retorno dos livros. Neste espaço os alunos se veem como leitores, fazem associações, justificam suas preferências, revelam impressões e sentimentos provocados durante a leitura.

Os livros ficam na escola até que o rodízio se complete. Logo depois, para a alegria da criançada, começa tudo outra vez. E assim, seguem fazendo da Biblioteca volante um verdadeiro sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s