Outono na Casinha Pequenina

“Desde cedo, a criança utiliza os órgãos sensoriais no processo de percepção da realidade a sua volta; são eles o canal de comunicação com o mundo. Por isso, brincar com os sentidos é indispensável para um bom pesquisador do mundo ao seu redor.
A educação dos sentidos é especialmente necessária numa época em que o confinamento e os jogos eletrônicos afastam as crianças de experiências sensoriais.
As crianças estão cada vez mais distantes das brincadeiras nas ruas e da paisagem natural, território, por excelência, das experiências táteis, olfativas, auditivas e visuais.
Entendemos a experiência estética como um estado afetivo de agrado e prazer vivenciado pelo ser humano enquanto dotado de sensibilidade contemplativa.
Entendemos ainda, que a arte de contemplar compreende elementos naturais ou artísticos.
A experiência estética é uma vivência de caráter sensorial e emocional. “É aprender estar bem para viver bem!“
Desenvolvemos este projeto, pensando nas necessidades das crianças pequenas inseridas no mundo hoje. Temos possibilidade de mais intimidade com a arte na nossa realidade, basta atenção com aquilo que nos cerca.
Acreditando que tais vivências convidam nossas crianças a perceber o mundo com clareza, despertando para suas sutilezas, oportunizamos experiências sensoriais aos pequeninos estudantes da Casinha Pequenina.
Através da temperatura ambiente, da diversidade de cores e espécies vegetais apresentadas pelo outono, pudemos nos relacionar com o meio, com pessoas, com diferentes elementos, dando um novo sentido, descobrindo novas possibilidades a partir de nossas experiências, enxergando novos mundos ao mundo”.
Prof. Ana Cecilia Canto

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Anúncios