Planejamento 2016

Iniciamos dia 20 de janeiro o Planejamento 2016 para o Colégio Friburgo, Casinha Pequenina e Maple Bear.
Na abertura do evento, o professor Ciro de Figueiredo iniciou sua fala sob inspiração de Hans Jonas e seu livro: O princípio responsabilidade. Propôs o diálogo crítico onde a busca é não ter o dever pela responsabilidade e crescimento e sim querer. QUERER responsabilidade, desejar, praticar.
A reflexão proposta é que exista um constante compromisso ético para com o futuro, por isso a responsabilidade em todos os níveis e o comprometimento com uma relação cotidiana de troca e prática dos princípios da escola. Estamos na versão “forever BETA”; ou seja, em constante construção e transformação. Queremos, cada vez mais, professores, diretores e coordenadores que sejam investigadores e compartilhadores.
Após o coffee break, a vez foi de nossa ex aluna, Maíra Habimourad, CEO da Cia de Talentos e comentarista do programa Conta Corrente da Globo News, falar sobre “Os Jovens e o trabalho: novos tempos, novas relações.
A palestra foi emocionante – em breve o conteúdo será divulgado – mas adiantamos que além de absolutamente esclarecedora sobre diferentes aspectos do mundo contemporâneo e suas transformações, Maíra, que estudou no Friburgo do 1º ano EF até o 3º ano EM, desenvolveu, no Colégio, a necessidade de questionamento e a responsabilidade social que ela “carrega” consigo e que a levou a trilhar esse caminho tão importante que percorre trazendo o poder e a importância do aprender constante.
No segundo dia de planejamento, a diretora pedagógica Iracy Rossi iniciou falando sobre a parceria do Colégio com a Unesco, o tema desse ano e os projetos de responsabilidade social do Colégio.
A proposta do Ano Internacional para o Entendimento Global partiu de um conjunto de organizações científicas européias e foi apresentada em um encontro nacional da Rede PEA, realizado em Portugal.
Um dos objetivos da proposta é levar o aluno a perceber as consequências de nosso comportamento cotidiano e produzir soluções a fim de torna-lo mais sustentável. Entendimento Global pressupõem “refletir a partir de uma perspectiva mundial e intervir no plano local”.
Depois de discutido e esclarecido o tema, as coordenadoras Vera e Janaina organizaram 8 grupos de professores da Casinha Pequenina e Colégio Friburgo para reflexão e produção de registros a partir de 8 competências para ensinar de Philippe Perrenoud.
Houve um intervalo e todos os presentes foram ao teatro onde o professor Ciro de Figueiredo homenageou a coordenadora Eni que deixa seu cargo depois de 19 anos no Colégio para trilhar o caminho que se propôs a seguir, mas continuará no Friburgo como professora.
Eni, muito emocionada ouviu lindas palavras que as coordenadoras, diretora Iracy e os professores Carla e Alex disseram. Em um breve discurso agradeceu a todos, contou sobre sua trajetória profissional e recebeu de presente um quadro do professor Ciro. Para Eni, amante de arte, o presente foi mais do que significativo.
A segunda proposta aos grupos foi analisar materiais pré-selecionados pela equipe de coordenação e direção da escola e produzir breve síntese para apresentação final sobre o assunto: O que a escola anuncia ao seu público interno e externo é compatível com a prática de sala de aula?
Mais uma semana de planejamento acontecerá para que o ano letivo seja organizado e próspero.
2016-01-20 09.44.59 2016-01-20 10.46.37 2016-01-20 12.56.00 2016-01-20 12.58.50 capa site 2016 2016-01-21 10.04.14 2016-01-21 10.53.31 2016-01-21 11.21.55

Anúncios