A Horta

Em março, tivemos a oportunidade de plantar sementes de rabanete em nosso canteiro. Este trabalho teve início há mais de um mês, com a discussão com o grupo sobre os diversos tipos de culturas. Foram apresentadas algumas sugestões de plantio: acelga, mostarda, nabo, salsa, alface, chicória, couve, rabanete, cenoura, beterraba e espinafre. Após votação, ficou decidido que plantaríamos rabanete.
O projeto da horta escolar propicia o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que estimulam os alunos a produzir, descobrir, selecionar e consumir alimentos saudáveis. Após o plantio da semente de rabanete, muitas crianças que anteriormente haviam votado em outras sementes, se dispuseram a experimentar este vegetal.
Cultivar uma horta com os alunos é fundamental para que eles tenham contato com alguns elementos da natureza, tais como: terra, sementes, folhas e plantas. Este trabalho permite às crianças, perceberem as necessidades vitais do plantio e os cuidados que se deve ter no processo de crescimento e colheita desses alimentos, assim como perceber o que a falta de cuidados pode acarretar na plantação. Desta forma, o aluno participa e acompanha os ciclos, processos e dinâmicas naturais, no desenvolvimento das culturas, conscientizando-se que a vida depende do meio ambiente e que o meio ambiente depende de nós.
Vivenciam momentos em que aprendem a respeitar, zelar e cuidar do meio ambiente, percebendo-se como parte integrante do mesmo.
Este projeto incentiva o consumo de legumes e verduras como forma de estimular hábitos de alimentação saudável nas crianças. O fato de cultivar o alimento estimula o seu consumo.
A participação efetiva das crianças nas práticas de preparação do canteiro, semeadura, cuidados e colheita, serve também como incentivo ao trabalho solidário, de divisão de tarefas e de ajuda mútua.
O presente projeto permite um trabalho integrado com diversos conteúdos curriculares. Os conhecimentos trabalhados tematizam atividades que envolvem leitura, escrita, registro de informações e experiências propiciadas durante o cultivo. Nossas descobertas são registradas graficamente e por meio de desenhos.
Na área de Ciências, aprendemos o quanto a água é essencial para todas as espécies, animais e vegetais, indispensável portanto, para o desenvolvimento de nossas sementes.
Nossas sementes foram plantadas. Agora é cuidar para que se desenvolvam, a fim de que possamos colher deliciosos rabanetes!
Professora Tânia.

1 2 3 4 5 6 7 8 

9

Anúncios