Ampliado no TEDx

Educação foi o tema do TEDxSãoPaulo que aconteceu no dia 6 de junho no Allianz Parque.
A TEDx surgiu, sob licença da TED( Technology, Entertainment, Design ), como evento independente a fim de divulgar ideias que merecem ser difundidas.
A coordenadora do Período Ampliado da Casinha Pequenina, Rosa Cristina, foi ao evento, apresentado por Casé Peçanha e Didi Wagner, e acompanhou atentamente todas as palestras do dia. Não foram poucas!
Rosinha, como é carinhosamente chamada por todos, têm como preceito a sempre renovação e inovação de seu trabalho. Acompanha as novas tendências e propostas da educação para a melhora constante daquilo que faz.
Abaixo um breve resumo de cada palestrante.

Angélica Dass, fotógrafa brasileira, vive em Madrid.
Um dos projetos de Angélica é o HUMANAE, onde documenta as verdadeiras cores da humanidade. Usa a paleta Pantone para definir cada uma delas. Para ela, não existe branco, vermelho, preto, amarelo, cores associadas às raças.
Saiba mais: www.angelicadass.com/ @angelicadass

Bel Pesce, a menina do Vale, estudou no renomado MIT( Massachusetts Institute of Technology ) onde se formou em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática
No Vale do Silício, fundou empresas e liderou três times de engenheiros na companhia americana Ooyala.
Lançou seu primeiro livro “A Menina do Vale” e voltou ao Brasil, fundando a FazINOVA, com a missão de desenvolver talentos e transformar o Brasil em um país mais empreendedor.
Bel foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes dos Brasil”, pela Revista Época, eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil”, pela Revista Forbes, e entrou na seleta lista dos “10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens” pela Cia de Talentos
Ela acredita que todos os sonhos são atingíveis
Saiba mais: www.belpesce.com.br/ @belpesce

Bruno Kioshi é músico. Formado pela EM&T (Escola de Música e Tecnologia), colocou sua carreira de engenheiro em segundo plano e decidiu enveredar para indústria musical. Fundou a banda Kick Bucket, desenvolvendo a sua já famosa bateira de baldes.
Toca, pela cidade, uma mistura de jazz, soul, funk e eletrônico e participa do Projeto Street Music Map.

Camila Acchutti, líder do movimento sobre igualdade de gênero no mercado de TI e sócia-fundadora da Ponte21, Camila é influenciadora digital na FIAP, onde lidera a Semana da Mulher na Tecnologia e a Maratona de Aplicativos, iniciativa nacional de fomento ao ensino de programação. Recebeu o prêmio Women of Vision 2015 e foi incluída na lista das 24 mulheres que estão mudando o mundo da revista Marie Claire.
Saiba mais: www.ponte21.com.br/www.mulheresnacomputacao.com/author/cachutti/

Camila Agone, jovem empreendedora e estudante de engenharia na Universidade Federal do ABC, ex-aluna da rede pública, ainda no ensino médio ganhou um prêmio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com um projeto sobre o poder medicinal da embaúba.

Clóvis de Barros Filho, professor e um dos mais importantes filósofos da atualidade, teve suas aulas e palestras sobre ética ouvidas por milhões de pessoas em todos os estados do Brasil e também da Espanha, França, Uruguai, México, Argentina e Portugal. Doutor e livre-docente pela ECA-USP, atua no mundo corporativo desde 2005 através do Espaço Ética, atendendo empresas dos mais diversos portes e ramos de negócios pelo Brasil.
Saiba mais: www.espacoetica.com.br/@clovisdebarros

David Arzel, professor de Yoga especializado em crianças, David formou-se na Espanha e França e especializou-se em Yoga para crianças. Filho de uma professora de Yoga, pratica a modalidade desde pequeno e a ensina aos seus dois filhos desde bebês. Fundou a Yoga for Kids e participa da Yoga for All, dando aulas para crianças em parques públicos de São Paulo.
Saiba mais: www.yogaeduc.com.br/@DavidPlanter

Duília de Mello é um dos nomes mais conhecidos da ciência brasileira no exterior. Mestre em astronomia pelo INPE, doutora em astronomia pela USP e pós-doutora pelo Space Telescope Science Institute, entre outros títulos, Duilia é professora de física e astronomia na Universidade católica de Washington e pesquisadora associada do Goddard Space Flight Center, da NASA. Entre suas principais descobertas estão a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis. Ela foi escolhida como uma das 10 mulheres que mudam o Brasil pelo Barnard College/Columbia University em 2013 e, pela Revista Época, como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2014.
Seu livro Vivendo com as Estrelas motiva jovens a estudarem ciências e seguirem seus sonhos.
Saiba mais: www.mulherdasestrelas.com/ame/@mulherestrelas

Dream Team do Passinho é um dos grupos do movimento Passinho, tipo de dança muito popular nos bailes cariocas. Formado por Diogo Breguete, Hiltinho, Lellêzinha, Pablinho e Rafael Mike, o grupo foi montado em 2013, após vencer a Batalha do Passinho, uma competição entre várias comunidades do Rio de Janeiro. Em 2015 gravaram seu primeiro CD, “Aperte o Play”.

Drica Guzzi tem como foco de pesquisa a Apropriação dos Meios de Comunicação e as novas Práticas Políticas em Rede.
Coordena, na Escola do Futuro da USP, o Programa Acessa SP, política pública de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, entre outros projetos e pesquisas. Tem doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduação em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. É autora do livro Web e Participação – A democracia no século XXI (3º lugar no Prêmio Jabuti 2011), além de vários artigos na área da Educação e Tecnologia. É ativista da banda larga para todos, acredita no uso inteligente dos dados e na potência da ação coletiva. Saiba mais:www.dricaguzzi.com.br/bio-drica-guzzi/@dricaguzzi

Estela Renner, cineasta, diretora, roteirista e sócia da produtora Maria Farinha Filmes, Estela é formada em Comunicação Social e Artes Cênicas em São Paulo e morou 7 anos nos Estados Unidos, entre Nova York, Los Angeles e Miami, onde estudou cinema na Universidade de Miami. Recentemente lançou “O começo da vida”, um documentário sobre os três primeiros anos da vida de uma criança e a importância deles para a formação do ser humano.
Saiba mais: www.ocomecodavida.com.br/@EstelaRenner

Fernando Tsukumo é biólogo de formação e professor por vocação.
Trabalha com oficinas para professores há 8 anos e como professor de Ciências há 11 anos. Fundou o Sua Vez, empresa que reúne suas três maiores paixões: pessoas, jogos e educação.
Utilizando o jogo como plataforma de imersão e discussão, busca realizar o sonho de contribuir para melhores relações familiares, gerando positividade, empatia e colaboração entre as pessoas no ambiente de trabalho, e promover o espírito de cidadania no mundo. Além disso, multiplica essas ações através da formação de pais, professores e formadores, trazendo consciência para a educação lúdica.
Saiba mais: www.suavez.org/

Jamerson Mancio é estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Questionador, foi expulso de três escolas durante a adolescência, mesmo tendo ótimas notas. Hoje é um apaixonado pela educação, um “guerreiro sem armas” e um grande incentivador da criação de um modelo novo de ensino, mais alinhado à sociedade atual.

Luis Junqueira estudava Economia quando se envolveu com educação dando aulas de redação no projeto de extensão comunitária Cio da Terra, na Unicamp. Largou a Economia para estudar Letras e virou professor de português do ensino fundamental em um colégio de São Paulo. Desenvolveu o projeto Primeiro Livro, que incentiva crianças e adolescentes a escreverem histórias e publicarem seus primeiros livros.
Saiba mais: www.porvir.org/professor-seu-exercito-de-pequenos-escritores

Renata Meirelles, formada em Educação Física e é mestre pela Faculdade de Educação da USP. Há muitos anos ela viaja por todas as regiões do país, propondo momentos lúdicos com as crianças e registrando as atividades por meio de vídeos, fotografias e áudios. Foi assim que desenvolveu seus dois projetos, o BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica, no qual registrou as brincadeiras das crianças da Amazônia, e o Território do Brincar, que gerou um filme de longa-metragem, dois livros e duas séries infantis para TV, além de filmes de curta metragem, artigos e uma exposição itinerante em 2014/15.

Rodolpho Martins, ou Dodô, é um inquieto pedagogo, músico por atrevimento, especialista em Jogos Cooperativos. É também consultor organizacional, empreendedor social e palestrante internacional, tendo atuado em diversos países em 3 continentes. Criador dos Programas Musicooperação e 8UP e coautor do livro Circulando Cooperação, leciona atualmente nas universidades UNIP e Vera Cruz nos cursos de pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, e em Educação Lúdica.
Saiba mais: www.projetocooperacao.com.br/…/rodolpho-henrique-pereira-m…/

Trio Titanium, formado por três talentos da música erudita que se uniram a um DJ e resolveram radicalizar suas carreiras, embarcando em um mix da música eletrônica com a música clássica. O trio inclui violino, viola e violoncelo, e toca de David Guetta a Beethoven.
Saiba mais: www.triotitanium.com.br/

Tulio Schargel é diretor e produtor de filmes com especialização em cinegrafia subaquática. Ele é apaixonado pela natureza e acredita que um mundo melhor pode ser alcançado pela observação e compreensão dos comportamentos dos seres vivos e as dinâmicas de seus biomas. Há mais de 30 anos fazendo imagens subaquáticas e com 17 documentários realizados para TVs de vários países, teve sua vida deliciosamente invadida pela educação ao transformar um de seus premiados filmes em um projeto didático-cultural inovador: o Mega Fauna, já visto por mais de 25 mil pessoas.

Fonte: https://www.sympla.com.br/tedxsaopaulo__67473

 

1 2 3 4 5

Anúncios