Tingimento natural

06No projeto “Cantos que encantam – Mata Atlântica”, as crianças do G5 conheceram a política dos cinco R’s que visa priorizar a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem.

– Reduzir

– Repensar

– Reaproveitar

– Reciclar

– Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

Os cinco R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano das crianças. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. A partir daí colocamos essas práticas ativas em nosso dia-a-dia, tais como:

– Alimentar nossa composteira com resíduos orgânicos de nosso lanche;

– Utilizar a terra compostada para fortalecer a nossa horta;

– Aplicar o uso de biofetilizante extaído na composteira para regar nossas plantas;

– Reutilizar materiais recicláveis na construção de jogos e experiências;

– Reduzir a quantidade de lixo da nossa sala, reservando os retalhos de papeis utilizados em recortes de atividades a fim de reciclar.

Mediante tamanho envolvimento e dedicação do grupo, que tem se mostrado responsável com tais ações, contamos com a presença da Andréa, mãe do Lucca, para a oficina de tingimento de tecido utilizando tintas naturais extraídas de alimentos e cascas; solicitamos aos pais que enviassem uma camiseta do filho usada, para servir de suporte para essa experiência.

As crianças ficaram encantadas em escolher a amarração desejada para customizar sua própria camiseta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios